Principais materiais de acabamento para casa

O pedreiro fala uma coisa, o arquiteto outra, e você fica perdido na escolha dos materiais. Se identifica com essa situação? Não se preocupe, que estamos aqui para lhe ajudar.

Entenda mais sobre os principais nomes dos materiais que você vai encontrar ao escolher os acabamentos para casa:

Azulejo
É um dos mais simples e conhecidos revestimentos para pisos e paredes, especialmente para as áreas que precisam ser impermeabilizadas. Os azulejos podem ser de cerâmica, porcelana, tijolo, vinil e outros materiais.

Os tradicionais azulejos já podem ser substituídos por modelos mais modernos e criativos. Hoje em dia, é possível encontrar azulejos para todos os gostos e que se adaptam a projetos diversos.

Pastilhas
As pastilhas são um dos acabamentos para casa que têm uma função parecida com a dos azulejos, porém com um visual completamente diferente. A principal diferença está no tamanho das peças — as pastilhas geralmente medem entre 2 e 5 cm.

Ou seja, sabe aqueles revestimentos pequenos, geralmente coloridos e que são usados para dar um toque diferente ao ambiente? Essas são as pastilhas. Elas podem ser feitas de cerâmica, porcelana ou vidro.

Cerâmica
A cerâmica é a matéria-prima para muitos acabamentos para casa, especialmente para as pastilhas e azulejos. Ela tem o preço mais em conta quando comparada com outras opções, como o porcelanato.

A cerâmica é impermeável e fácil de limpar, sendo uma boa escolha para quem quer economia sem perder a funcionalidade e praticidade. No entanto, ela tem um aspecto mais rústico e as peças precisam ser instaladas com um espaçamento maior entre elas. Como resultado, a cerâmica deixa o rejunte mais aparente.

Porcelanato
O porcelanato geralmente é a escolha de quem quer dar um ar mais sofisticado ao ambiente. As peças podem ser instaladas bem próximas umas das outras, fazendo com que o rejunte praticamente desapareça.

Ele pode ser brilhante ou fosco e está disponível em várias cores. Uma boa dica é optar por um porcelanato mais escuro para os locais de grande circulação de pessoas, pois o material mancha com mais facilidade e a necessidade de limpeza constante pode se tornar um problema.

Cimento queimado
O cimento queimado é uma tendência da arquitetura atual e ajuda a dar um toque rústico ao ambiente sem perder a classe. É um revestimento relativamente barato, já que envolve basicamente areia, cimento e água.

O nome queimado não se refere a nenhum processo de queima, mas sim ao processo de jogar pó de cimento por cima da argamassa de cimento para ajudar no acabamento. 

Um dos materiais mais clássicos da construção, a madeira nunca perde seu charme. Quem optar por utilizar esse material em acabamentos para casa, precisa ficar atento à origem e à qualidade dele.

Madeira

Além disso, dependendo do cômodo onde ela vai ser instalada, pode ser necessário fazer a impermeabilização para que a madeira dure mais tempo.

Laminados
Os laminados são uma alternativa mais barata à madeira maciça e caem muito bem no revestimento de pisos. Eles são boas opções, por exemplo, para quem não quer ter um piso frio nos quartos ou salas.

No entanto, vale a pena ficar atento a algumas desvantagens — os laminados não podem ser limpos com grandes quantidades de água e são menos resistentes que as madeiras e tacos. Por isso, evite instalá-los em locais com grande movimentação de pessoas e móveis.

Pedras
As pedras, tais como granito e mármore, também são excelentes materiais para enriquecer o acabamento. Como elas estão entre os tipos de acabamento mais caros do mercado, não precisam ser utilizadas em grandes quantidades.

As pedras são empregadas principalmente em detalhes, como em bancadas, soleiras, pias ou escadas.

Louças e metais
As louças e metais também entram na categoria de acabamento para casa. Aos escolher esses itens, priorize o conforto, a durabilidade e, claro, o estilo. Atualmente é possível encontrar pias e torneiras completamente não convencionais e que ajudam a dar um charme extra à sua casa.

Outro ponto importante aqui se refere à sustentabilidade. Priorize torneiras e descargas que utilizam menos água e ajudam na economia.